Normas para envio de Trabalhos - 36 CONGRESSO BRASILEIRO DE NEMATOLOGIA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Normas para envio de Trabalhos

Trabalhos
 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

DATA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  até 07/01/2019 a 12/04/2019 - PRORROGADO-  ÚLTIMA DATA

Serão aceitos resumos em português, inglês ou espanhol.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO, SUBMISSÃO E PROCESSAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Os trabalhos científicos deverão ser submetidos eletronicamente, diretamente no site do evento www.36cbn.com.br, dentro da área do participante, após a confirmação do pagamento da inscrição do autor principal. Cada inscrito terá o direito de submeter dois(2) resumos na qualidade de apresentador, o qual deverá ter o nome sublinhado no texto.
Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho ou revisões bibliográficas.

Os direitos autorais do resumo publicado nos anais do evento serão do autor, com direitos de primeira publicação pelos Anais do Congresso Brasileiro de Nematologia. Como os Anais são de acesso público e estarão disponível no site oficial da Sociedade Brasileira de Nematologia (http://nematologia.com.br/), os resumos serão de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos submetidos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e serão itens considerados nos critérios de avaliação pela Comissão Científica. Serão também consideradas pela comissão técnico-científica a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência dos mesmos ao evento. A não observância dos critérios estabelecidos atrasará ou impedirá a aceitação do trabalho pela Comissão Científica.

A comissão científica se reserva o direito de solicitar alterações e/ou adequações do trabalho, bem como esclarecimentos acerca de qualquer ponto do resumo antes da aceitação. Nestes casos, o apresentador terá o prazo de cinco dias para devolver os resumos com as alterações ou esclarecimentos sugeridos. Após este prazo, não havendo resposta ou se a Comissão Científica julgar que os procedimentos tomados não estavam de acordo com as exigências, o resumo poderá ser negado.

Quando apropriado ou solicitado pela Comissão Organizadora do Evento é necessário apresentar os documentos que comprovem que o trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética e Biossegurança da Instituição.

Pesquisas com animais devem seguir as normas estabelecidas pela Lei nº 11.794 de 8 de outubro de 2008, a qual regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979. Vide em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm

Pesquisas com Agrotóxicos devem atender ao disposto na Instrução Normativa (IN) nº 36, de 24 de novembro de 2009 e na ATA DA REUNIÃO TÉCNICA NACIONAL SOBRE PESQUISA COM AGROTÓXICOS. Vide em: lt http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/agrotoxicos/arquivos/ata-da-reuniao.pdf

Trabalhos tratando de relatos de novas doenças ou patógenos no Brasil devem ser acompanhados de comprovação de informação prévia ao MAPA e liberação da informação para divulgação de acordo com o determinado na Portaria 290 de 15 de abril de 1996. Vide em:
http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/PDF/port_interminist_290_96.pdf

Da mesma forma, trabalhos com novas cultivares deverão estar de acordo com as diretrizes do Registro Nacional de Cultivares (RNC) regido pela Lei n° 10.711 de 05 de agosto de 2003 e regulamentado pelo Decreto 5.153, de 23 de julho de 2004, cujos regulamentos podem ser consultados no respectivo site:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.711.htm

ELABORAÇÃO

Poderá ser escrito em português, espanhol ou inglês.
---> Clique aqui para acessar o modelo disponível para download (objetiva facilitar o entendimento das normas)
O texto completo, incluindo o título, dados do(s) autor(es), apoio e espaços, deverá ter, no máximo, 2000 caracteres (com espaço).
A digitação deverá ser feita em  Word for Windows versão 6.0 em diante, em fonte "Times New Roman", justificado e tamanho 12 para todos os itens (título, autores, resumo), com espaçamento simples entre linhas, em formato A4 (210 x 297 mm) com orientação retrato, com margens de 20 mm.
Título: Deverá ser escrito em letras maiúsculas e negrito, exceto os nomes científicos, que devem seguir as regras de nomenclatura binomial de espécies, em negrito. Em seguida, a versão do título em inglês em minúsculo e sem negrito (se o resumo for escrito em espanhol ou em inglês seguir as normas acima substituindo por português onde se lê espanhol ou inglês).
Autor(es): Devem ser citados logo após os títulos, iniciando pelo último sobrenome do autor por extenso, seguido de vírgula, espaço e das iniciais dos demais nomes, cada uma seguida de ponto, sem espaço (Ex: Dias-Arieira, C.R.). Deve usar a fonte já descrita, não utilizar negrito e grafar somente a inicial do sobrenome em letra maiúscula. Havendo mais de um autor, deve-se separar os nomes por ponto e vírgula (Dias-Arieira, C.R.; Santiago, D.C.; Araújo, F.G.). O nome dos autores deverá ser seguido do número arábico sobrescrito em ordem crescente, que identificará as respectivas filiações (instituição, endereço e e-mail). O nome do autor que apresentará o trabalho deverá ser sublinhado. A redação do nome do autor deverá ser exatamente a mesma em todos os trabalhos enviados.
Filiação: Citar em sequência, após o nome dos autores, as filiações correspondentes aos números citados, indicando Instituição e endereço resumido, seguidos do email do responsável pelo trabalho.
Fonte financiadora: deverá ser citada, logo após a filiação, precedida da palavra: Apoio:
Resumo (Texto): Deverá ser contido em um único parágrafo e conter uma breve introdução (a qual justifica a realização do trabalho), objetivo claro, metodologia adotada, resultados obtidos, não havendo necessidade de discuti-los, e conclusão (diretamente relacionada com o objetivo proposto). Não incluir citações bibliográficas, tabelas ou imagens no texto. O texto completo, incluindo o título e dados do(s) autor(es), deverá ter no máximo 2000 caracteres (com espaço).
Os nomes científicos deverão ser grafados em itálico (não é necessário apresentar as autoridades dos nomes científicos).
Usar o Sistema Internacional de Unidades (SIU) e suas abreviaturas.
Usar o nome técnico para produtos fitossanitários.
A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do Resumo.

NÃO SERÃO ACEITOS:
- Resumos de projetos que não possuem resultados.
- Revisões de literatura.
- Trabalhos que não apresentem resultados com nematoides. Exemplos: a) faz-se um trabalho visando estudo de indutores de resistência para o manejo de nematoides, avalia-se as enzimas de indução, mas não tem resultado para nematoide; b) faz um trabalho de cruzamento de plantas visando obter resistência ao nematoide, obtêm-se as progênies, mas não avalia para nematoide.

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
(   ) Estudante de Graduação
(   ) Estudante de Pós-Graduação
(   ) Profissionais
Áreas:
Controle alternativo
Controle químico
Controle biológico
Controle cultural
Controle genético
Biologia molecular
Taxonomia
Outros(especificar)

Participação em Concurso (Somente para alunos de Graduação e Pós Graduação)
Sim   Não
Indicar categoria:
Graduação
Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)
Ressalta-se que será obrigatório a comprovação de matrícula do acadêmico e, no caso de dúvida, o mesmo deverá consultar as Regras dos Concursos Anário Jaehn e Dimitry Tihohod, clicando aqui.


 
Promoção
Organização
Realização
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal